Após intensas e sucessivas rodadas de negociação com o SINDHOSBA, sindicato patronal que representa as empresas privadas do setor de saúde, informamos que foi conquistado o reajuste salarial para os/as fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam em estabelecimento privado no estado da Bahia.
Nosso presidente, Dr. Gláucio Roberto, assinou na data de hoje, o acordo firmando nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que, entre outros benefícios, estabelece:
Reajuste de 8% para os profissionais que recebem o piso salarial, passando a receber R$ 3.221,06;
Reajuste de 5,32% para os profissionais que recebem valores acima do piso salarial.
Outro ponto relevante da CCT diz respeito ao pagamento dos valores retroativos, que serão quitados em forma de abono, parcelados em quatro parcelas, sem incidência de encargos trabalhistas ou previdenciários. Conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho:
“Os valores correspondentes às diferenças dos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro/2025, serão pagos nos meses de janeiro de 2026 (respectivamente a maio e junho/2025), fevereiro de 2026 (respectivamente a julho e agosto/2025), março de 2026 (respectivamente a setembro e outubro/2025) e abril de 2026 (respectivamente a novembro e dezembro/2025), em forma de abono, não constituindo base de incidência para qualquer encargo trabalhista e previdenciário.”
Vale lembrar, que a partir de janeiro, o adicional de insalubridade passa a ser de R$ 324,20, e não haverá mais desconto de imposto de renda na fonte assegurando aumento real na remuneração mensal dos trabalhadores.
Essas conquistas reforçam a importância estratégica do sindicato na defesa dos direitos da categoria. Em um contexto marcado por tentativas de precarização das relações de trabalho, o SINFITO BAHIA atua de forma firme e responsável para garantir piso salarial digno, manutenção de direitos, benefícios superiores aos previstos na CLT e a valorização dos serviços prestados pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais à sociedade.
A valorização profissional passa, necessariamente, pela organização coletiva e pelo fortalecimento do sindicato como legítimo representante dos trabalhadores. Cada cláusula conquistada na CCT é resultado da luta, da mobilização e da confiança da categoria no trabalho sindical.
O SINFITO BAHIA seguirá vigilante e atuante, defendendo os direitos dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, garantindo melhores salários, condições dignas de trabalho e respeito às categorias.
SINFITO PRESENTE, AQUI TEM SINDICATO!