O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia (SINFITO-BA) conquistou mais uma importante vitória em defesa dos direitos trabalhistas da categoria. A Justiça do Trabalho reconheceu a irregularidade nos atrasos salariais praticados pela Fundação José Silveira e determinou o pagamento de indenização por danos morais, que pode chegar a até R$ 8.000,00 por profissional, para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que sofreram com os constantes atrasos no recebimento de seus salários.
A decisão judicial beneficia todos os profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional que atuaram na Fundação José Silveira entre 04/03/2019 e 03/03/2021 e tiveram seus vencimentos pagos com atraso, reforçando a importância da organização sindical e da luta coletiva na garantia da dignidade e valorização profissional.
“Essa vitória reafirma o compromisso do SINFITO-BA com a defesa dos direitos trabalhistas da nossa categoria. O salário é um direito fundamental, é o que garante dignidade, segurança financeira e condições mínimas de sobrevivência. Não aceitaremos que nossos colegas, profissionais essenciais para a saúde da população, sejam submetidos à frequentes desrespeito,” destacou o Dr. Gláucio Roberto, presidente do SINFITO-BA.
Para assegurar o benefício, os profissionais contemplados precisam preencher e enviar a tabela de comprovação de data real de pagamento, disponibilizada no grupo oficial de WhatsApp do SINFITO X Fundação José Silveira.
Essa tabela deve ser preenchida com as datas efetivas em que o salário foi de fato creditado, tendo que ser cuidadosamente verificado atravez do extrato bancário do trabalhador, já que a instituição costuma disponibilizar contracheques com datas fictícias, alegando pagamento no quinto dia útil, o que não condiz com a realidade vivenciada pelos trabalhadores. Não é necessário o envio do extrato bancário, apenas o preenchimento da data que houve o efetivo pagamento pela empresa.
Quanto mais informações o profissional fornecer em relação aos dias e meses de atraso — documento que refornecerá a data real do pagamento — maior a segurança jurídica e a garantia de inclusão no processo.
📌 Prazo final para envio: até domingo, dia 16 de novembro de 2025.
Somente os profissionais que enviarem a tabela preenchida serão incluídos na execução. Quem não apresentar as informações dentro do prazo poderá não ser contemplado por falta de comprovação, ou atrasar o recebimento
“O sindicato está fazendo sua parte e garantindo o direito na Justiça. Agora, cada profissional precisa cumprir essa etapa documental para que possamos assegurar que todos os colegas prejudicados recebam aquilo que lhes é devido,” reforça a diretoria do SINFITO-BA.
Esta decisão demonstra, mais uma vez, que o SINFITO-BA está na linha de frente na luta por respeito, valorização e direitos dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Onde houver injustiça, precarização ou desrespeito à classe, o sindicato estará presente.
O SINFITO-BA segue firme na missão de representar, proteger e fortalecer as categorias, com ações e resultados!
Grupo de WhatsApp SINFITO x FJS - Entre aqui!

AQUI TEM TRABALHO!