Nota de Repúdio a Resolução 488 do COFFITO

O Sindicato dos Fisioterapeutas E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS do Estado da Bahia – SINFITO-BA vem por meio desta repudiar, veementemente a Resolução aprovada pelo colegiado do COFFITO n° 488 de 18 de dezembro de 2017 que altera o regulamento eleitoral para renovação de mandatos nos Conselhos Regionais de Fisioterapia E TERAPIA OCUPACIONAL.

O SINFITO-BA compreende como imprescindível a participação da TERAPIA OCUPACIONAL nos espaços de decisão política da profissão. É verdade que nosso sindicato neste primeiro mandato, APÓS O ABANDONO pela gestão anterior, não conta com presença de profissional da TERAPIA OCUPACIONAL na diretoria, isso aconteceu pois no momento de reabertura do SINFITO-BA as colegas da TERAPIA OCUPACIONAL convidadas para compor chapa recusaram, e diante da necessidade de termos um sindicato atuante em defesa de nossas categorias, decidimos reativar a entidade com a composição que tínhamos naquele momento.

Desde a posse da gestão 13 de outubro iniciamos o trabalho de defesa das duas categorias, sem distinção, e conseguimos uma aproximação do sindicato de diversas Terapeutas Ocupacionais o que possibilitará uma composição com representação de ambas categorias na próxima eleição para diretoria do SINFITO-BA.

Por tudo isso, avaliamos como negativa a alteração aprovada no COFFITO e defendemos a sua imediata revogação, para que Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais possam continuar somando esforços na defesa das duas categorias e nos consolidado cada vez mais nos espaços de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

#DIGANÃOARESOLUÇÃO488

Clique aqui para ler a nota de repúdio assinada por Gustavo Vieira, presidente do SINFITO-BA.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Conquistas do SINFITO

45,46% foi o índice de reajuste do piso salarial (entre os anos de 2015 e 2017) de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais na Bahia, fruto das negociações do SINFITO-BA com os sindicatos patronais.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Um Milhão de Reais.

Esta é a soma dos valores que Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas receberam provenientes de ações do SINFITO-BA.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Garantindo mais dignidade.

Desde que o SINFITO-BA foi reativado, inúmeras denúncias chegaram e chegam de desrespeito aos direitos trabalhistas, e o pior, desrespeito às categorias profissionais que representamos.

Sem contar com mais de 700 colegas terceirizados do Estado da Bahia pelxs quais lutamos mensalmente para evitar o atrasos salariais e falta de pagamento dos direitos trabalhistas.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Sem expor ninguém, representamos muitos colegas.

Já são 1538 pais e mães de famílias, colegas de profissão, que tiveram e têm seus direitos defendidos pelo SINFITO-BA em ações na justiça do trabalho.

Desde de a falta de vínculo formal à pagamentos de salários inferiores ao piso estabelecido. Sempre priorizamos o diálogo, porém as ações judiciais muitas vezes são inevitáveis, atualmente já são 73 ações na justiça do trabalho, algumas já executadas outras em tramitação, o importante é e sempre será o resguardo dos direitos e interesses da Terapia Ocupacional e Fisioterapia.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Adicional de Setor Fechado.

Colegas que laboram em Unidades de Terapia Intensiva sempre buscaram a equidade no tratamento em seus locais de trabalho, tendo em vista que gestões passadas do sindicato deixaram de assinar Convenções Coletivas de Trabalho e acabamos perdendo o ADICIONAL DE SETOR FECHADO e somos a única categoria que não recebe este adicional da equipe multiprofissional da Terapia Intensiva.

Essa é uma luta antiga que demanda organização e mobilização dos profissionais, no entanto, em negociação com o Sindicato Patronal da Região do São Francisco conseguimos incluir, pela primeira vez, o adicional na Convenção Coletiva da região.

Mais uma conquista para nossas categorias.
SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Oficinas de formação para o controle social da Saúde

O que você acha?

O Conselho Nacional de Saúde - CNS, juntamente com a Organização Mundial de Saúde - OMS e a Organização Pan-americana da Saúde - OPAS está realizando em todas unidades federativas do Brasil oficinas de formação para o controle social da Saúde.

Clique aqui para saber mais e opinar sobre este projeto.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Projeto de lei prevê Exame de Proficiência para categorias regulamentadas.

O que você acha?

Projeto de lei prevê Exame de Proficiência para categorias regulamentadas: O deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP), é autor do Projeto de Lei 513/2015, que defende a obrigatoriedade de realização de exame de proficiência para todas as profissões regulamentadas. Para o deputado a sociedade sofre com as consequências da falta de controle de qualidade rígido na abertura de universidades e faculdades. “A imperícia relacionada aos profissionais de diversas áreas podem resultar em consequências dramáticas para as vítimas”, relatou. Combate neste argumento Pinato julga imprescindível que os profissionais sejam submetidos a testes ou provas capazes de avaliar o nível de conhecimento como forma de garantir segurança para a sociedade. A primeira categoria à adotar o exame foi dos advogados, na qual o bacharel em Direito necessita ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para poder iniciar suas atividades como advogado. Em 2011, tal teste foi julgado como constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O deputado paulista Pinato lembra, ainda, que os Conselhos Profissionais são entidades que se destinam ao controle e fiscalização de profissões regulamentadas, logo “Nada mais razoável que atribuir a eles a responsabilidade para elaborar e aplicar os exames de proficiência”, concluiu

Clique aqui para saber mais e opinar sobre este projeto.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

SINFITO-BA reunido com o Conselho Nacional de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública.

ATENÇÃO TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E FISIOTERAPEUTAS

O SINFITO-BA em parceria com a BLUE BIRD IDIOMAS está formando a primeira turma de inglês específica para prova de proficiência.

Vale ressaltar que profissionais filiados ao SINFITO-BA têm 25% de desconto.

Interessados enviar e-mail para contato@sinfitobahia.org.br com o título CURSO DE PROFICIÊNCIA e no e-mail colocar nome completo, CREFITO e contato telefônico.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

No dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

ONU e Harvard firmam parceria para realizar pesquisa sobre os 30 anos do SUS e tentar projetar o futuro do sistema diante da grave crise político-econômica-representativa por qual passa o Brasil.

Clique aqui e saiba mais.

No dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

No dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, alertamos: Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas não deixem de se proteger, usem sempre os Equipamentos de Proteção Individual - EPI's.

Se o seu local de trabalho não dispôr destes equipamentos, denunciem ao SINFITO-BA e nós agiremos para promover a proteção dos nossos colegas.

Clique aqui para curtir a postagem no Facebook e fortacer a campanha.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas.

Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas.

Hoje, 25 de Julho: Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas.

Um dia de reafirmação da luta das mulheres por respeito, oportunidades, espaço de poder e reconhecimento.

Contra o sexismo, o feminicídio, o racismo, o patriarcado e toda a forma de opressão.

#MarcharemosEmLutaAtéQueTodasSejamLivres

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

NOTA DE REPÚDIO AO ENSINO EM SAÚDE NA MODALIDADE EAD

NOTA DE REPÚDIO AO ENSINO EM SAÚDE NA MODALIDADE EAD

O SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO ESTADO DA BAHIA (SINFITO-BA) vem a público manifestar-se contrário a oferta de vagas de graduação e pós-graduações na saúde na modalidade EAD.

Essa oferta contraria as orientações do CNS (Conselho Nacional de Saúde), do qual a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais possui representante em seu colegiado.

O direito à saúde é direito fundamental de todo ser humano, assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil. A graduação, assim como a pós-graduação na modalidade à distância na sua totalidade afronta a norma constitucional, pois coloca em risco potencial a saúde e a vida de cidadãos que desconhecendo a formação dos profissionais da saúde, os procuram confiantes na sua qualidade profissional.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”(Constituição Federal. Seção II DA SAÚDE Art. 196.)

Ao todo, são 14 categorias profissionais de saúde de nível superior reconhecidas pelo CNS que teriam acesso ao ensino precarizado da modalidade EAD. São eles: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas; fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Técnicas tradicionais, que demandam vasto conhecimento PRÁTICO, como a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa (que tem até 1.300 horas de prática, inclusive exigida por alguns conselhos de classe como pré-requisito para o título de especialista) já estão sendo oferecidas por instituições de ensino na modalidade EAD.

Custa-nos crer que uma instituição de ensino, que deveria zelar pela qualidade, possa cometer tamanha atrocidade contra a sociedade e os profissionais da saúde que porventura se arriscariam em uma aventura de aprender uma técnica tão importante e que tradicionalmente sempre foi ensinada na modalidade presencial.

Com total repúdio à referida oferta, trabalharemos no que for necessário para que nunca nesse país se ventile mais essa possibilidade nefasta que precarizaria o ensino na saúde.

Segue abaixo quadro (atualizado no dia 19 de julho de 2017) com o número de vagas de graduação na saúde oferecidas através do ensino à distância.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

📣 Palestra Gratuita introdutória ao curso de Técnicas de Cranio e Aurículo Acupuntura 📣

📅 Data: 13 de julho
🕒 Horário: 18:30 as 21:30h
📍 Local: Av. Anita Garibaldi, 1051, Edifício Garibaldi Clinical Center - Auditorio Fisicom - Ondina, Salvador - BA, 40170-110

Evento imperdível com demonstrações práticas, apresentação de casos clínicos e um bate papo esclarecedor sobre as técnicas de Crânio e Auriculo Acupuntura com o fantástico professor Gandra.
Te esperamos lá.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⏩ Mais informações por direct ou no site (link no perfil): www.fisicom.com.br
#fisicom #fisicomcursos #cursosfisicom #fisioterapia #smafisicom #cursosbahia #cursossalvador #fisioterapiasalvador #cursosfisioterapia #cursosestetica

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Uma parceria como você nunca viu!

GREVE GERAL DIA 30 DE JUNHO

O SINFITO-BA fechou parceria com a Chevrolet/GM e os filiados do sindicato podem comprar carros novos com descontos que chegam à 10 mil reais!
Entre em contato e saiba as condições, ligue para: (71) 3344-0735

Descontos exclusivos em cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Alemão para filiados SINFITO-BA

EDITAL DE ASSIMBLEIA GERAL
Descontos exclusivos em cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Alemão para filiados SINFITO-BA Os profissionais filiados a sindicatos e associações conveniadas têm direito a descontos exclusivos em cursos de idiomas na BlueBird mediante apresentação de um documento que comprove a filiação no ato da matrícula.
As matrículas estão abertas para o semestre 2017.2. Para mais informações, ligue: (71) 3035-8888/ 9 9669-2606.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Adesão à Greve Geral das Trabalhadoras e Trabalhadores Brasileiros

GREVE GERAL DIA 30 DE JUNHO

EDITAL DE ASSIMBLEIA GERAL
Em assembleia geral realizada ontem, na Sede do SINFITO-BA, foi aprovada a adesão de nossa entidade à Greve Geral das Trabalhadoras e Trabalhadores Brasileiros marcada para o dia 30 de junho de 2017.

#GreveGeral
#NenhumDireitoAMenos
#AbaixoAReformaTrabalhista
#AbaixoAReformaDaPrevidência
#ForaTemer
#DiretasJá
#SUS
#SINFITOBAHIA
#FISIOTERAPIA #TERAPIAOCUPACIONAL

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

EDITAL DE ASSMPLEIA GERAL

EDITAL DE ASSMPLEIA GERAL

EDITAL DE ASSIMBLEIA GERAL
O SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO ESTADO DA BAHIA - SINFITO-BA, entidade sindical profissional, registrada no Ministério do Trabalho nº 24150.005202/90-21 e inscrito no CNPJ/MF nº32.698.284/0001-28, representada neste ano pelo seu Presidente, Sr. Gustavo Fernandes Vieira, vem a público convocar todas e todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, trabalhadoras e trabalhadores das Instituições Públicas, Privadas, Filantrõpicas e Santas Casas do Estado da Bahia, para a realização da Assembleia Extraordinária a ser realizada no dia 27 de junho de 2017, na sede do SINFITO-BA, localizada à Av. Manoel Dias da Silva, nº 467, Edf. Centro Empresarial Pituba, sala 316, Pituba, Salvador-BA, CEP 41.830-000, com primira chamada às 18:00h, com a presença da metade mais um dos trabalhadores e em segunda chamada às 18:00h, com qualquer número de presentes, com a seguinte pauta:
• Informes;
• Deliberação seobre Greve Geral dos trabalhadores brasieiros no dia 30 de junho;
• Deliberar meditas referentes às Reformas da Pervicência e Trabalhista propostas pelo Governo Federal;

Salvador, 21 de junho de 2017

Gustavo Fernandes Vieira
Presidente do SINFITO-BA

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Divulgação de vaga

Oportunidade de Emprego

CARGO
FISIOTERAPEUTA

Pré-Requisitos:
• Nível superior completo;
• Experiência com crianças com transtorno do espectro autista;
• Desejável especialização em pediatria e/ou psicomotricidade.

INFORMAÇÕES SOBRE A VAGA:
• SETOR: FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA
• CARGA HORÁRIA: segunda-feira a sexta-feira (08h às 12h)

• NÚMERO DE VAGA: 01 (UMA) • ROTINAS E ATIVIDADES: Atender crianças com transtorno do espectro autista, emitir relatório mensal, ministrar palestras e cursos.
*OBS: Vagas também disponíveis para PCD. .

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Gustavo Vieira Presidente do SINFITO-BA, solicitando a Inclusão dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Projeto de Lei do Senado (PLS) 349/2016 que rege sobre aposentadoria especial

Fabrício Oliveira Vereador de Ilhéus-BA

Após a aprovação, em comissão especial, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 349/2016 que rege sobre aposentadoria especial para as trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem, houve uma grande demanda de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para que pudéssemos incluir as duas categorias neste projeto.
O presidente do SINFITO-BA, Gustavo Vieira, esteve no Senado Federal e tentou contato com os três senadores do nosso estado.
Conseguimos, através da ajuda do colega e vereador de Ilhéus, Fabrício Oliveira, nos reunir com a senadora Lídice da Mata e sua equipe técnica para apreciação do PLS 349/2016.
Analisamos o projeto durante duas horas e tentando adequá-lo para a inclusão da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia, porém concluímos que isso era inviável, pois precisaríamos alterar seis dos sete artigos do projeto, além da própria ementa.
Neste caso só caberia uma emenda substitutiva, o que não é mais possível, pois o prazo para este tipo de emenda já acabou. Neste momento, só caberia emenda simples que altere um ou outro artigo.
O assessor técnico, Ricardo Macêdo, disse que a única possibilidade seria a apresentação de um novo projeto específico para Fisioterapia e Terapia Ocupacional, entretanto o Congresso Nacional não está podendo apresentar novos projetos que envolvam a previdência social até que haja uma definição sobre a reforma da previdência.
Se a reforma da previdência não passar, apresentaremos um PLS. Caso a reforma seja aprovada, teremos que apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que dificultaria a aprovação.
Ressaltamos também que se a reforma da previdência for aprovada, até mesmo o PLS 349/2016 da enfermagem será derrubado e arquivado.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

O presidente do SINFITO-BA Gustavo Vieira com o Fisioterapeuta e Vereador de Ilhéus Fabrício Nascimento cumpriram agenda em Salvador nos dias 9 e 10 de maio no sentido de averiguar e encontrar soluções para os problemas que a classe trabalhadora da Fundação José Silveira, que presta serviço ao Governo do Estado

Fabrício Oliveira Vereador de Ilhéus-BA

O presidente do SINFITO-BA Gustavo Vieira com o Fisioterapeuta e Vereador de Ilhéus Fabrício Nascimento cumpriram agenda em Salvador nos dias 9 e 10 de maio no sentido de averiguar e encontrar soluções para os problemas que a classe trabalhadora da Fundação José Silveira, que presta serviço ao Governo do Estado.
Às 14:30h do dia 9 de maio encontraram o Dr Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde - CESAU do Ministério Público do Estado da Bahia e presidente do Fórum dos Ministérios Públicos (que reúne o próprio Ministério Público do Estado, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Ministério Público de Contas).
Dr Rogério Queiroz ouviu atentamente as denuncias de irregularidades, demonstrou muita preocupação quanto o prognóstico do nosso o sistema de saúde, defendeu que façamos algo em conjunto para evitar que a saúde na Bahia chegue ao ponto que o sistema público de saúde chegou no Estado do Rio de Janeiro.
Solicitou que fosse encaminhado um pedido de pauta para o Fórum dos MPs discutir os problemas e se comprometeu à levar o tema para a plenária do Fórum na próxima reunião.
Às 16:30h o edil e o presidente do SINFITO-BA foram atendidos por Inaildo Nogueira e Claudia Alves, colaboradores do setor de Recursos Humanos da FJS. Foi reafirmado o compromisso que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia assumiu na mediação do MPT de pagar a fatura de março ainda esta semana e disseram que a FJS está empreendendo esforços para efetuar os pagamentos de salários até sexta-feira dia 12. Sobre as férias, afirmaram que o acordo assinado no Ministério do Trabalho e Emprego (referente às férias de 2016) será mantido e que existe uma perspectiva de quitar as férias de março, abril, maio e junho de 2017 a partir de julho deste mesmo ano.
Sobre os profissionais que tiveram invertidas as férias, foi dito que os casos estão sendo apurados e em se confirmadas as irregularidades, tentarão quitar todos os valores (salários e férias) destes profissionais ainda este mês, junto com o pagamento do salário de março.
Após as reuniões no MPE e na FJS, o Vereador Fabrício Nascimento e o presidente do SINFITO-BA Gustavo Vieira se reuniram na sede do sindicato para avaliar a situação é traçar estratégias no intuito de resguardar os direitos trabalhistas de todos nossos colegas funcionários da Fundação José Silveira.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Semana (3 a 7 de abril) de trabalho intenso no Conselho Nacional de Saúde - CNS: RESUMO

CNS aprova moção que reitera apoio à Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional;

CNS busca esclarecimentos sobre compra do medicamento Asparaginase;

CNS lança campanha Mais Direitos, Menos Depressão na Rodoviária de Brasília;

Participação social e políticas públicas para as mulheres são pautas no CNS;

Ministério Público Federal se une ao CNS contra “planos acessíveis”.

Clique aqui para maiores informações.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Fisioterapia e Terapia Ocupacional reunidas no CNS: ABRATO, COFFITO, FENAFITO, SINFITO-BA e SINFITO-SP.

Contra o desmonte do SUS e da Assistência Social;

Contra o fim das Farmácias Populares;

Em defesa do SUS público, gratuito e universal;

Em defesa da autonomia profissional da Terapia Ocupacional e Fisioterapia para atuar na prescrição de órteses e próteses no âmbito das previdência social. Clique aqui para ter acesso ao documento.;

Contra a terceirização;

Contra a Reforma Trabalhista;

Contra a Reforma da Previdência.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

A CAMPANHA DA MENTIRA contra a atual diretoria do SINFITO-BA não é novidade.

A CAMPANHA DA MENTIRA contra a atual diretoria do SINFITO-BA não é novidade.

Infelizmente desde que o nosso sindicato foi reativado algumas pessoas vem fazendo papel de "testa de ferro" de um pequeno grupo que tem interesse em NÃO TER um sindicato forte.

Costumeiramente criam boatos que facilmente são desmentidos com documentos que o SINFITO-BA dispõe.

Disseram que havia irregularidade nas eleições, a JUSTIÇA FOI E HOMOLOGOU A ELEIÇÃO COMPROVANDO A LEGALIDADE. #MENTIRA

Disseram que o SINFITO-BA estava irregular no Ministério do Trabalho, daí APRESENTAMOS A CERTIDÃO SINDICAL. #MENTIRA

Disseram que o estatuto foi alterado para excluir a Terapia Ocupacional, EXPUSEMOS OS DOIS ESTATUTOS E PROVAMOS QUE A COMPOSIÇÃO DO SINDICATO NÃO FOI ALTERADA. #MENTIRA

A ultima mentira diz que o presidente do SINFITO-BA perdeu a cabeça com a juíza e abandonou a mesa no meio da audiência do dissídio coletivo 2016, ESTE EPISÓDIO NUNCA EXISTIU NA REALIDADE, É FRUTO E MENTES SÓRDIDAS QUE QUEREM SE MANTER NO PODER DA FISIOTERAPIA “AD AETERNUM”. #MENTIRA

Qualquer dúvida que um Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional tiver, pode procurar o SINFITO-BA que teremos a maior satisfação de mostrar todas as verdades, documentadas e muitas vezes comprovadas PELA JUSTIÇA.


https://www.facebook.com/sinfitobahia/

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Campanha Salarial 2017

Quem trabalha em hospital sabe o quão dura é nossa rotina.

Os salários nos fazem ter múltiplos vínculos para melhorar a renda familiar, o que nos faz trabalhar por 24, 36 e até 48 horas seguidas.

O ambiente de trabalho é estressante e a falta de local adequado para o descanso noturno é uma realidade.

Pensando nisso o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia - SINFITO-BA, juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia - SEEB, apresentou um projeto de lei (PL 22.030/2016) que visa regulamentar o descanso noturno.

Hoje mais um importante passo foi dado, o presidente do SINFITO-BA esteve em reunião com o Deputado Héber Santana (relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ), com seu assessor André de Jesus é o Fisioterapeuta Daniel Paim e conseguimos que o referido deputado desse parecer favorável pela aprovação do nosso projeto.


https://www.facebook.com/sinfitobahia/

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Campanha Salarial 2017

Reunião entre os presidentes do SINFITO-BA (Gustavo Vieira) e Sindicato dos Bancários da Bahia (Augusto Vasconcelos).
Às vésperas de mais uma mobilização popular em defesa dos interesses do povo brasileiro (31/03), tratamos de projetos de lei que atentam contra as trabalhadoras e trabalhadores (como, por exemplo, o PL da terceirização aprovado na última semana na câmara federal).
A ideia é estreitar as relações entre as duas entidades sindicais, firmando uma parceria de apoio mútuo, sempre em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais.
https://www.facebook.com/sinfitobahia/

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Campanha Salarial 2017

O SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO ESTADO DA BAHIA - SINFITO-BA, entidade sindical profissional, registrada no Ministério do Trabalho nº 24150.005202/90-21 e inscrito no CNPJ/MF sob nº 32.698.284/0001-28, representado neste ato pelo seu presidente, Sr. Gustavo Fernandes Vieira, vem a público convocar todas e todos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, trabalhadoras e trabalhadores das instituições privadas, filantrópicas e santas casas do Estado da Bahia para a realização de Assembleia Extraordinária a ser realizada no dia 23 de março de 2017, na sede do SINFITO-BA, localizada à Av. Manoel Dias da Silva, nº 467, Edf Centro Empresarial da Pituba, sala 316, Pituba, Salvador-Ba, CEP 41.830-000, com primeiras chamadas às 10:15h, 14:45h e 19:00h com a presença de metade mais um dos trabalhadores e em segundas chamadas às 10:45h, 15:15h e 19:30h, com qualquer número de presentes, com a seguinte pauta:
- Informes;
- Campanha Salarial: Formulação e aprovação de pauta de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018;
- Alteração de filiação da Central Sindical.
Salvador 17 de março de 2017

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Mais uma parceria de desconto para os filiados do SINFITO.

O SINFITO-BA em parceria com BAHIANUT Eventos e com o professor Rafael Azeredo conseguiu condições especiais para as/os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais se inscreverem no curso sobre Legislação do SUS.

Se tivermos um grupo entre 5 e 12 pessoas o valor das inscrição individual fica R$ 95,00, grupo acima de 12 pessoas a inscrição individual fica R$75,00 até o dia 24 de março.

Interessados devem enviar o nome para o Whatsapp (71 991551006).

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

NOTA DE REPÚDIO

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) manifesta seu veemente repúdio ao conteúdo da reportagem sobre quiropraxia exibida na última sexta-feira (17) pelo programa “Bem Estar”, da Rede Globo de Televisão.

Graves erros conceituais permeiam essa matéria, produzida com o objetivo de divulgar a inclusão do tratamento quiroprático na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria nº 145/2017, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS).

O desconhecimento científico e normativo da equipe do programa é evidenciado a cada menção ou tentativa de descrição da quiropraxia, ora citada como parte da “medicina integrativa”, ora apresentada como atividade do “quiropraxista” ou “quiropata”, profissões inexistentes no Brasil.

A quiropraxia é, entretanto, uma especialidade profissional fisioterapêutica, reconhecida como tal pela Resolução nº 220/2001 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), cujo âmbito de normatização foi ratificado no texto da Portaria SAS/MS nº 145/2017.

Ao contrário do que afirmou um dos apresentadores do “Bem Estar”, a quiropraxia não é uma “especialização muito técnica” resultante de “quatro anos de estudo para o quiropraxista”. Tampouco depende de indicação ou avaliação médica, conforme declarou uma profissional da medicina.

Somente são especialistas na área de quiropraxia os fisioterapeutas aos quais foi concedido este título pela Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia (ANAFIQ) mediante certame nacional organizado pelo COFFITO.

A regulamentação da pretensa profissão de “quiropraxista” só ocorrerá se o Congresso Nacional aprovar e a Presidência da República sancionar um dos projetos de lei que tramitam no Poder Legislativo Federal com essa finalidade e que recebem posicionamento contrário do Sistema COFFITO/CREFITOs.

Em um dos trechos da matéria, pergunta-se “Quem deve fazer quiropraxia?” A resposta correta é “fisioterapeuta”, segundo a legislação vigente em nosso país. Pois a quiropraxia compõe o conjunto de métodos e técnicas da intervenção fisioterapêutica.

Lamentamos que o “Bem Estar” tenha respondido incorretamente a própria pergunta ao longo da reportagem. Quando não há preocupação em dar voz a todos os interesses envolvidos em um tema de tamanha relevância, torna-se desnecessário questionar quem deveria fazer jornalismo em vez de expor versões incompletas acerca da saúde humana.

Belo Horizonte, 20 de fevereiro de 2017.

Dr. Anderson Luís Coelho

Presidente do CREFITO-4

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical, como confirmado pelo Ministro Marco Aurélio de Mello da 1º Turma do STF, tem caráter tributário, portanto sua arrecadação é compulsória para todos aqueles que participam da categoria profissional, como previsto no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho -CLT.

Nos termos do artigo 599 da CLT, o não pagamento da contribuição sindical ensejará a suspensão do exercício profissional até a sua necessária quitação, sem prejuízo das penalidades pecuniárias.

Ressalte-se que por força do artigo 608 da CLT, o não pagamento da contribuição sindical também é fato impeditivo de renovação ou concessão do alvará de funcionamento de estabelecimento comercial de empregadores, sendo que em relação ao profissional liberal, caso não esteja em dia com a contribuição, o exercício da atividade profissional também restará comprometida por falta de habilitação por meio de alvará de funcionamento. Ressalta-se ainda que segundo a legislação vigente o valor da Contribuição Sindical é o equivalente a uma dia de trabalho para os que têm carteira assinada e de 30% do salário mínimo vigente para profissionais autônomos/liberais.

Cientes de se tratar de um valor elevado realizamos uma assembleia fixamos o valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) que vem sendo praticado há 3 anos, e hoje foi decidido que o valor aludido será novamente praticado (QUARTO ANO CONSECUTIVO SEM REAJUSTE).

Solicitamos aos colegas que enviem e-mail para contato@sinfitobahia.org.com com o NOME COMPLETO, NÚMERO DO CREFITO, RG, CPF, ENDEREÇO E CONTATO TELEFÔNICO para que possamos orientar quanto à emissão da guia recolhimento do TRIBUTO em questão.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Fique ligado no recadastramento do COFFITO!

O COFFITO está recadastrando todos os profissionais da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia. Acesse http://www.coffito.gov.br/campanha/prerecadastrocoffito/prerec.php e faça seu recadastramento.
É fácil, rápido e necessário para o exercício legal dá profissão.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia marcou reunião com os representantes sindicais e empresas terceirizadas.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia marcou reunião com os representantes sindicais e empresas terceirizadas (Fundação José Silveira, Instituto de Gestão e Humanização e Instituto Fernando Filgueira) para esclarecer a falta de pagamento de férias e os atrasos salariais.

As empresas NÃO COMPARECERAM, a SESAB voltou a afirmar que pagou as faturas e que não sabe o motivo dos atrasos. A próxima reunião na secretaria está marcada para o dia 10/03 para que a SESAB comprove que o pagamento de março, só assim saberemos quem é o caloteiro: empresas ou Governo do Estado!!!!

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Precarização das relações de trabalho mas empresas terceirizadas da saúde do Estado da Bahia

Tem muito tempo que estamos denunciando a precarização das relações de trabalho mas empresas terceirizadas da saúde do Estado da Bahia.

Sai empresa, entra empresa e as trabalhadoras e trabalhadores sofrem perdas salariais, demissões, atrasos nos pagamentos da remuneração mensal, férias e 13º salário, péssimas condições de trabalho e o Governo do Estado trata a classe trabalhadora com total descaso!!!.

Infelizmente a "Moda" da precarização está se espalhando em Hospitais e entidades tradicionais da Bahia também... Atualmente estamos vendo Hospitais renomados como o Português, Santa Izabel e Fundação José Silveira com a mesma prática da desconhecida Hygia! .

Estão demitindo profissionais qualificados, experientes e com muito tempo "de casa" para contratar TRAINEES e PROFISSIONAIS JÚNIORES com salários bem abaixo dos praticados nestas mesmas instituições alegando de forma dissimulada um virtual plano de cargos e carreira. Estão trabalhando para ACABAR com a saúde no Estado da Bahia..

Convocamos a mídia, os ministérios públicos do Trabalho e do Estado e a própria sociedade civil para defender a saúde de qualidade!.

Participe desse movimento e COMPARTILHE essas informações.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Juntos somos mais fortes

Não se conquista um benefício para toda a categoria se não houver mobilização de todas e todos com este objetivo. Estamos passando por difíceis momentos que exigem da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional uma UNIÃO sem precedentes!

#JuntosSomosMaisFortes

Mediação na Superintendência Regional do Trabalho - SRTE

Mediação na Superintendência Regional do Trabalho - SRTE com a Fundação José Silveira: mais uma tentativa de solucionar os atrasos salariais e a falta de pagamento das férias. A FJS solicitou adiamento desta mediação para data posterior à reunião que acontecerá com a Secretaria de Saúde do Estado e foi marcado o próximo encontro na SRTE no dia 17/02 às 15:00h!

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Lideranças vão à Governadoria cobrar pagamento salarial em dia

O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, participou nesta quinta-feira (9) de uma reunião na Governadoria, onde foi cobrado o pagamento em dia dos trabalhadores nos hospitais terceirizados. Também participaram do encontro representantes dos sindicatos de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas e o Sindisaúde do setor privado.

O grupo foi recebido por representantes das secretarias da Administração, da Saúde e da Infraestrutura, que pediram maias tempo para resolver a questão. O Sindimed e as demais lideranças permanecem atentos ao cumprimento dos direitos fundamentais dos trabalhadores, como pagamento em dia, obrigação sistematicamente descumprida pelos gestores da saúde. Devido a atrasos salariais, alguns de mais de quatro meses, médicos de diferentes unidades e diferentes cidades têm protestado, inclusive restingindo o atendimento.

Para discutir uma mobilização ampla, o Sindimed marcou para o próximo dia 14 (terça-feira) uma assembleia às 19h30 em sua sede com os médicos terceirizados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Persistindo este desrespeito à categoria, paralisações poderão de realizadas nas unidades de saúde.

Pagamento em dia é um dever do gestor, seja ele público ou privado!

Clique aqui e saiba mais.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular

Objetivo:
Formar recursos humanos qualificados para a saúde na área Cardiovascular, atuantes no mundo do trabalho, em defesa da consolidação do Sistema Único de Saúde, orientados a melhoria das condições de atendimento á Saúde da população, de trabalho e para o trabalhador nas instituições de Saúde.

Áreas de atuação:
Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.

Inscrições:
Site:http://cursos.idpc.org.br/residencia
Período: 10/02/2017 a 14/02/2017 até 22h00.
Valor:R$250,00

Processo seletivo:
Prova escrita e entrega de currículo: 17/02/2017 das 09h00 ás 12h00
Prova prática-oral e entrevista: 23/02/2017

Bolsa de estudo:
R$3.330,43 (custeado pelo Ministério da Saúde)

Início das atividades:
03/03/2017

Informações adicionais:
Acompanhe o edital na integra
Site: http://www.idpc.org.br

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

ANS convoca profissionais da saúde suplementar para avaliação do Fator de Qualidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Sistema COFFITO/CREFITOs, convoca os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na saúde suplementar para responder aos questionários que definirão os critérios de aplicação dos percentuais dos índices de reajustes aos prestadores de serviço, no caso dos contratos sem previsão de reajuste anual, conforme determinado pela Lei nº 13.003/2014. Os formulários deverão ser respondidos até o dia 8 de março de 2017.
Clique aqui e saiba mais.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Dizemos não aos atrasos salariais!

Dizemos não aos atrasos salariais. Manifestação na Governadorira dia 09/02

Sindicatos da saúde se unem contra os atrasos salariais em manifestação na Governadoria do Estado. Os trabalhadores que prestam serviços nos Hospitais Públicos, em especial na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, e nas terceirizadas como o Instituto de Gestão e Humanização, Fundação José Silveira, APMI e IBDAH, estão sendo severamente prejudicados por conta do descaso das organizações sociais e do Governo do Estado. Deste modo, no próximo dia 09 de fevereiro, frente à Governadoria, em Salvador, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) se unirá com Sindicatos de outras categorias, como dos Fisioterapeutas, Sindisaúde Rede Privada, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Trabalhadores de Imagem e Assistentes Sociais, em uma manifestação pelos direitos dos trabalhadores. Os constantes atrasos salariais que os funcionários suportam mês após mês é absurdo e precisa parar. Não vamos aceitar mais estes descasos. A saúde não pode perder ainda mais. Vamos juntos por um Sistema Único de Saúde (SUS) respeitado e com qualidade para os usuários e trabalhadores. Juntos somos fortes.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Chegou a nossa hora de dizer BASTA! Digam NÃO à graduação à distância para as áreas da saúde!

Esta petição trata-se do posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade EAD pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais.
Clique aqui para acessar a petição on-line!

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Funcionários da Fundação José Silveira ameaçam ocupar suas dependências.

Com dois meses de salário atrasado e mais pagamento de férias, funcionários da Fundação José Silveira que prestam serviços nos hospitais Otávio Mangabeira, Ernesto Simões e Menandro de Faria, ameaçam ocupar a sede da Fundação localizada no bairro da Federação...
Clique aqui e saiba mais

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Reunião com os Fisioterapeutas de Santo Antônio de Jesus e região.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Trabalhadores da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto fecharam a Pupileira da Santa Casa da Bahia reivindicando os salários atrasados e as verbas rescisórias dos demitidos.

Sindicatos presentes: Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia - SINFITO-BA; Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia - SEEB; Sindicato dos Médicos da Bahia - SINDMED; Sindicato dos trabalhadores da Saúde - SINDISAUDE.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Parabéns à todas e todos Terapeutas Ocupacionais.

Profissionais indispensáveis para uma assistência integral à saúde.
#TMJ #19dejaneiro #TerapiaOcupacional #SINFITOBAHIA

UESC abre seleção para O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso das suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão em Saúde, modalidade Educação a Distância, circunscritas às seguintes normas:
CLIENTELA
Bacharéis em: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva.

DAS INSCRIÇÕES
Período – De 26/01/2017 a 17/02/2017.
Horário – Das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 16h00.
Local – Coordenação do Polo UAB, Praça Joana Angélica, número 250, Bairro São José – Teixeira de Freitas.
Toda e qualquer inscrição somente será efetivada com a documentação exigida completa. O não atendimento de qualquer dos requisitos, a qualquer momento em que for constatado, inviabilizará a continuidade da participação do candidato no processo de seleção.

Clique Aqui para acessar o edital.

SINFITO-BA denuncia a Santa Casa de Itabuna

"A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), no sul da Bahia, pretende parcelar em seis vezes o pagamento do 13º salários dos funcionários da instituição. De acordo com o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do estado (Sinfito-BA), a proposta seria pagar 50% do valor nesta quarta-feira (11) – o que já foi quitado – e o restante ser dividido em cinco parcelas..."

Não pagam aos trabalhadores mas oferecerão festa de aniversário com a Banda Babado e buffet SÓ PARA CONVIDADOS!

Clique Aqui para maiores informações.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Dissídio Coletivo

Informamos que no último dia 13 de dezembro tivemos a primeira audiência – de conciliação – no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – TRT 5, ocasião em que os sindicatos patronais permaneceram irredutíveis na decisão de NÃO NEGOCIAR as cláusulas referentes:
1. Adicional de setor fechado;
2. Adicional noturno;
3. Auxilio combustível (para trabalhadoras e trabalhadores de HomeCare);
4. Adicional de Supervisão e Coordenação; e outras cláusulas específicas.

A presidenta do TRT 5 concedeu prazo para manifestações de ambas as partes e marcou a próxima audiência para imediatamente após o recesso de final de ano, quando deveremos ter a decisão sobre o dissídio coletivo.

O SINDIFIBA (sindicato dos hospitais filantrópicos e santas casas) afirmou em audiência que orientou os seus filiados a anteciparem o reajuste da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tomando como base as convenções coletivas das demais categorias.

Salientamos que no momento da decisão do desembargador que julgara o dissídio, o que for concedido será RETROATIVO A 1° DE MAIO DE 2016, ou seja, não teremos prejuízo em nosso reajuste.

Sem mais a acrescentar, nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Clique Aqui para maiores informações.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA firmou parceria com o SINFITO-BA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA firmou parceria, na tarde dessa segunda-feira, 28, com o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia - Sinfito/BA para a prestação de serviços à comunidade em ações itinerantes da DPE, tanto na capital quanto no interior do Estado.
Clique Aqui para maiores informações.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Euclides apresenta proposta em prol dos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Enfermeiros.

Cobafito

Projeto de lei que dispõe sobre a saúde ocupacional dos profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem de estabelecimentos ou serviços públicos e privados do estado foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Euclides Fernandes (PSL). Pela proposição do parlamentar, ficam asseguradas a esses profissionais as medidas protetivas aplicadas às demais categorias de profissionais da saúde, as estabelecidas na legislação aplicável às categorias de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermagem, e em especial a Norma Regulamentadora 32-NR 32, asseguradora de critérios de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, bem como as previstas nesta proposição. Para fins de cumprimento desta lei, ficará o Poder Executivo autorizado a expedir medidas obrigatórias aos estabelecimentos ou serviços públicos e privados de saúde. Caberá ao gestor da unidade de saúde, em conjunto com os responsáveis técnicos da fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem, tomar as providências necessárias à garantia da manutenção da saúde dos trabalhadores das categorias supracitadas, em todos os seus aspectos, de maneira que o disposto nesta lei seja plenamente observado. PERFIL “Esta propositura nos foi apresentada como decorrente de reunião sobre o perfil da fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem no Estado, por meio de Gustavo Fernandes Vieira, dirigente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado da Bahia (Sinfito-Ba) e Davi Apóstolo, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB). Este projeto prevê, para além do descanso desses profissionais, condições no ambiente do trabalho, como conforto térmico e acústico adequado para repouso, alimentação e higiene pessoal”, justifica o deputado Euclides Fernandes. O parlamentar ainda justifica afirmando quer sem espaço apropriado, muitos profissionais mantêm o plantão sem intervalo ou repousam em condições precárias, sob os balcões de atendimento ou cadeiras. “A ausência de condições adequadas para o descanso dos aludidos trabalhadores, além de prejudicar a saúde coloca em risco o bem-estar dos pacientes por eles atendidos, pois a exaustão física provocada pelas longas jornadas de trabalho, associada à falta de condições dignas de repouso, está associada à redução do discernimento e ao aumento dos erros cometidos por profissionais de saúde”, conclui.
Fonte: Assembleia Legislativa

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Reunião com fisioterapeutas de Itabuna, Ilhéus e Região!

- Apresentação do SINFITO-BA e o que temos feito;
- Debate sobre a realidade da Fisioterapia na Região Sul do Estado;
- Escolha de um delegado para representar o SINFITO-BA na Região.
Agradeço a @thadeu_cerqueira pelo convite e à #UNIME pelo espaço no III ENCIFISIO.
#SINFITO-BA #fisioterapia #terapiaocupacional #valorizaçãojá #dignidadeprofissionaljá SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Paralização Fisioterapeutas da Bahia Home Care

Hoje, dia 09 de setembro de 2016, realizamos assembleia com fisioterapeutas trabalhadoras e trabalhadores da empresa de atendimento domiciliar Bahia Home Care e aprovamos o indicativo de paralisação por 72 horas caso a empresa não receba o sindicato para discutir os direitos que foram tomados das trabalhadoras e trabalhadores.

A empresa tem realizado contratos de QUARTERIZAÇÃO da mão-de-obra. Estamos de pé e à ordem para lutar contra a precarização das relações de trabalho e não aceitamos as condições impostas aos colegas desta empresa.

Nos dias 13, 14 e 15 deste mês apenas 30% dos pacientes (aqueles que estão em condições de maior vulnerabilidade) serão atendidos pelos fisioterapeutas da Bahia Home Care.

Caso os problemas não sejam solucionadas, semana que vem realizaremos outra assembleia para deflagrar uma GREVE por tempo indeterminado.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Acordo Coletivo 2016/2017 com a FESF SUS

Depois de garantirmos as vagas de emprego com a renovação do contrato entre a FESF e Governo do Estado chegou a hora de retomarmos as negociação do Acordo Coletivo 2016/2017 com a FESF SUS.

Hoje, dia 09 de setembro, iniciamos as discussões com boas perspectivas.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Acordo Coletivo 2016/2017 com a FESF SUS

Depois de garantirmos as vagas de emprego com a renovação do contrato entre a FESF e Governo do Estado chegou a hora de retomarmos as negociação do Acordo Coletivo 2016/2017 com a FESF SUS.

Hoje, dia 09 de setembro, iniciamos as discussões com boas perspectivas.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Reunião SINFITO-BA / SINDIFIBA

Mais uma rodada aconteceu hoje na superintendência regional do trabalho - SRTE com o sindicato patronal das filantrópicas - SINDIFIBA.

Apresentaram uma proposta VERGONHOSA de reajuste salarial (4,8% em outubro de 2016 e 4,8% em janeiro de 2017 SEM RETROATIVO).

Lógico que não aceitamos e resolveram marcar nova rodada de negociação para amanhã às 14:00h.

Não havendo acordo amanhã deveremos partir para as PARALISAÇÕES DOS HOSPITAIS e precisaremos do apoio das categorias.

Aguardaremos SOMENTE ATÉ AMANHÃ!

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Oportunidades de Emprego

Pessoal a Fundação José Silveira está recrutando profissionais, para trabalhar no novo HGE - ao lado do HGE.

Quem tiver interesse , favor levar currículo urgente para Fundação José Silveira (RH - IBIT) ou pelos e-mails:

raiza.costa@fjs.org.br ou janaina.araujo@fjs.org.br

Para as seguintes áreas:
Tec.enfermagem;
Tec. Laboratório;
Tec.patologia;
Tec. Radiologia;
Psicólogo;
Farmacêutico;
Assistente social;
Terapeuta Ocupacional;
Fisioterapeuta;
Fonoterapeuta;
Bioquímico;
Nutricionista;

Faremos seleção nesse fim de semana: 10 e 11 de Setembro.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Rodada de negociação com o sindicato patronal da rede privada

POntem tivemos mais uma rodada de negociação com o sindicato patronal da rede privada.

A proposta deles foi de parcelamento do reajuste, conforme disposto no documento.

O SINFITO-BA consignou a aceitação do reajuste neste molde APENAS SE avançarmos em outras cláusulas, pois entendemos que esta proposta traz perda de 2,62%, haja vista que a inflação foi de 9,83% e o reajuste proposto não será 100% retroativo.

Estamos lutando para aumentarmos os adicionais noturno e de insalubridade e para implementarmos o auxílio combustível e adicional de setor fechado como uma forma de compensação financeira.

Convocaremos em breve uma assembleia para discutirmos o assunto.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Valeu a pena lutar

Foram meses de luta dos sindicatos dos trabalhadores com a direção da FESF-SUS para evitar o término do contrato entre a Fundação e o Governo do Estado.

Enfim saiu a publicação da renovação por mais 3 anos e TODOS OS POSTOS DE TRABALHO FORAM PRESERVADOS.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Propostas de leis que pretendem normatizar o descanso noturno na assistência em saúde

Atualmente é comum encontrar trabalhadoras e trabalhadores da saúde que submetem-se à múltiplos vínculos de trabalho numa tentativa de melhorar suas rendas e compensar os baixos salários pagos.

As jornadas acabam duplicando e, algumas vezes, triplicando. Tudo isso gera nas trabalhadoras e trabalhadores uma fadiga física e mental, aumentando - consequentemente - o risco de erros.

Ao lidar com a saúde/vida dos usuários, um erro pode não ter volta.

Visando conquistar o mínimo de dignidade profissional e uma excelência na assistência aos usuários do sistema de saúde, o SINFITO-BA e o SEEB apresentaram ao Deputado Euclides Fernandes propostas de leis que pretendem normatizar o descanso noturno na assistência em saúde e a tão sonhada redução da carga horária semanal da enfermagem para 30 horas.

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

STJ julga que a acupuntura não é exercício de medicina

Não existe lei federal prevendo que a acupuntura é uma atividade privativa de médico, segundo a Constituição Federal

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, julgou no dia 3 de março de 2016 que a acupuntura não é exercício ilegal da medicina:

“O exercício da acupuntura por indivíduo que não é médico não configura o delito previsto no art. 282 do CP (exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica). Não existe lei federal prevendo que a acupuntura é uma atividade privativa de médico (art. 22, XVI, da CF/88).”

STJ. 6ª Turma. RHC 66.641-SP, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 3/3/2016 (Info 578).

Veja decisão na íntegra.

Fonte: COFEN

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Fisioterapeuta é Doutor sim!

A utilização da abreviatura do título de doutor (Dr.) - no sentido já mencionado, de designar quem simplesmente se diplomou em uma universidade - por Fisioterapeutas, remonta ao início dos anos 60 do século passado, sendo portanto anterior ao Decreto-Lei Nº 938/69, com a finalidade de caracterizar um profissional cuja prática está ancorada na fundamentação científica. Nada mais justo, para ressaltar a formação universitária daqueles que lutam pela isonomia com as demais categorias profissionais da área da saúde."

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Tudo Explicadinho!

Consultor do CNS, Francisco Funcia explica proposta por proposta que tramita no Congresso Nacional e que prejudica o SUS. Maior destaque para a #PEC241, que estipula teto de investimentos em saúde."

Clique aqui para maiores informações

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Apoio aos Fisiterapeutas que são andidatos

O SINFITO-BA decidiu apoiar todos colegas Fisioterapeutas ou Terapeutas Ocupacionais que tivessem como bandeira de luta a defesa do SUS, da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

SALVADOR:
Claudio Abdala 23300
Dr. Paim 20500
Leila Cintra 36789
Rafaela Garcez 19206
Dr. Mário Fisioterapeuta do Povo 17777

Lauro de Freitas:
Tito 23111

Camaçari:
Flávio Matos 25000

Catu:
Lessio Melo 50777

Nordestina:
Dr. Hélio 14400

Ilhéus:
Fabricio Nascimento 40231

Itabuna:
Sandra Rihan 12456

Itabela:
Pedro Fisioterapeuta 25444

Canudos:
Rômulo 555555

Macaubas:
Marcinha 17888

SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!