Cursos e Eventos

Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa

O curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo é capacitar profissionais que atuam junto à população idosa, com foco na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos.
Composto de 11 módulos, o curso abordará temas como conceitos básicos de envelhecimento, legislação e políticas de envelhecimento, cuidado no domicílio e identificação de idosos em situação de risco na comunidade, ações da saúde da família, entre outros.

Inscrições: Até 31 de janeiro de 2017
Público-alvo: profissionais de saúde, com nível médio ou superior, atuantes no Sistema único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF) ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Disponível também para demais interessados.
Carga horária: 180 horas

Clique aqui para se inscrever.

Clique aqui para maiores informações.

Encontro de Fisoterapia e Educação Física Integrada a Prática Clínica Esportiva na Reabilitação, Prevenção e Tratamento de Lesões.

Curso gratuito a distância sobre a Saúde da População Negra

O curso visa, entre outros objetivos:
- Identificar a Política Nacional da Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Identificar as iniquidades referentes à saúde da população negra por meio dos dados epidemiológicos, abordando o racismo institucional em todas as suas dimensões (interpessoal e pragmática);
- Aplicar as estratégias da comunicação culturalmente efetiva no encontro com pacientes, famílias e comunidades negras.

Para obter o certificado de conclusão do curso, é necessário alcançar 11 pontos do total de 15 na Avaliação Final do curso.

Matrículas: Abertas até 21 de maio de 2017. Para se matricular, Clique aqui.
Carga horária: 45 horas, totalmente a distância e autoinstrucional.
Período de realização: 10/01 a 18/06/2017
Público-alvo: O curso é voltado aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, especialmente aos participantes do Programa Nacional de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. Além disso, também é aberto ao público, sendo ofertado para profissionais de quaisquer áreas do conhecimento que se interessem pelo tema.

Clique aqui para maiores informações.

Congresso brasileiro de biomecânica:

O Congresso Brasileiro de Biomecânica é o evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica(SBB), com o objetivo de, a cada 2 anos, reunir interessados em temas da biomecânica e promovendo um espaço de interação e debate visando o desenvolvimento da área.

O Congresso é um evento internacional destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e empresas que atuem nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Neurociências, Engenharia Biomédica.

Clique aqui para maiores informações.

Concurso para docente de Universidade Federal da Bahia com vaga para Fisioterapeuta:

Clique aqui para maiores informações.

Concurso para docente de Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com vaga para Fisioterapeuta:

Clique aqui para maiores informações.

CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E ATENÇÃO DOMICILIAR

Tendências e Soluções em Saúde Humanizada: A Hora e a Vez da Atenção Domiciliar

Data: 14 e 15 | Julho | 2016
Local: Salvador - Bahia
Itaipava Arena Fonte Nova

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição eletrônica.

2º Encontro Brasileiro de Cuidado Global em Neonatologia e Pediatria

O Cuidado Global é para todos!
Pacientes, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Médicos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Assistentes Sociais!
Foi criado com o intuito de discutir, treinar e capacitar profissionais da área de saúde de forma transdisciplinar, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento estável, humano e acolhedor de indivíduos da população neonatal e pediátrica, em atendimento hospitalar e ambulatorial.
O Cuidado Global tem como principal objetivo gerar possibilidades de uma assistência ampla, através de qualificação profissional técnica e científica que permita abordar o desenvolvimento dos sistemas respiratório e sensório motor para facilitar e potencializar ações funcionais relacionadas ao brincar, às atividades esportivas, artísticas e futuramente laborais com mínimo esforço.
Apesar do avanço tecnológico e de pesquisas nas áreas da assistência, ainda há dificuldades na integração dos saberes que resultem em uma abordagem holística e que privilegie a homeostase e o desenvolvimento com o mínimo gasto de energia e máxima funcionalidade. Este é o Projeto Cuidado Global.
O conceito de Cuidado Global foi criado por Fisioterapeutas que trabalham para difundir os princípios do método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) e demais aspectos relacionados à assistência integral multidisciplinar – www.rtaonline.com.br.

Mariangela Pinheiro de Lima.
Presidente de honra

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição eletrônica.

III Plenária do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS da Bahia(FETSUAS-BA)

O presidente do SINFITO convida todos para III Plenária do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS da Bahia(FETSUAS-BA) Sábado dia 07/05 das 8:30h às 17:30h (credenciamento às 8:00h) no Auditório do Pituba Plaza Hotel (Av. Manoel Dias da Silva, Nº 2495, Pituba, Salvador-Ba) SINFITO-BA: mão que cuida, mão que LUTA!

Clique aqui para ter acesso ao formulário eletrônico.

I Semana de Fisioterapia da UNEB

As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico ou de forma presencial.

Clique aqui para ter acesso ao formulário eletrônico.